Notícias — Publicada em 08 de novembro de 2010

O Recife vai receber, entre os dias 23 e 26 de novembro, o X Congresso Nacional do Ministério Público de Contas. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), tem como público alvo órgãos de controle, advocacia pública, membros do Ministério Público e estudantes, entre outros.

O objetivo da iniciativa, que acontecerá no auditório do TCE-PE, é colocar em pauta temas atuais e de grande relevância para o Controle Externo, que é a fiscalização exercida por órgãos como o Tribunal de Contas e o Ministério Público. “Copa 2014”, “Corrupção Eleitoral” e “Controle Social e Redes de Controle” serão alguns desses temas.

“Com a recente política de atuação conjunta em Redes de Controle, os órgãos de fiscalização combatem a corrupção de forma mais efetiva e eficaz”, explica Gustavo Massa, procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco e coordenador do evento.

Esta é a primeira vez que o Nordeste sedia um Congresso Nacional do Ministério Público de Contas. “A escolha de Recife para sediar o evento foi fruto de votação unânime da Diretoria da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON)”, revelou Massa.

Entre os palestrantes estarão o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o ministro do TCU, Ubiratan Aguiar; o presidente da AMUPE, Antônio Dourado; o conselheiro do TCE-PE, Valdecir Pascoal; o procurador do Ministério Público de Contas do TCE/PE, Cristiano Pimentel; a assessora de Comunicação Social da Procuradoria Geral da República, Giselly Siqueira; o ministro do TCU, Valmir Campelo; o secretário de Controle Externo do TCU-PE, Evaldo Araújo; o procurador Regional da República, Fábio George; o deputado federal, Paulo Rubem Santiago; o conselheiro do TCE-SC, Salomão Ribas; o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante; o ministro do TCU, José Múcio Monteiro e o professor da PUC RS e UFRGS, Juarez Freitas.

SOBRE O MPCO – O Ministério Público de Contas (MPCO) é o órgão que atua junto ao Tribunal de Contas promovendo a defesa da ordem jurídica. Assim como o Ministério Público Estadual, é o guardião da lei, porém especificamente na área de atuação do Tribunal, que é a fiscalização dos recursos públicos. O MPCO de Pernambuco é composto por nove procuradores, que participam das sessões do Pleno e das Câmaras do TCE, emitem pareceres e interpõem recursos aos processos do Tribunal, entre outras atribuições. O órgão é dirigido por um procurador geral, escolhido pelo governador do Estado a cada dois anos, mediante lista tríplice votadas pelos próprios procuradores. Dirceu Rodolfo de Melo Júnior é o atual procurador geral.

As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem até o dia 17 de novembro, através do site www.tce.pe.gov.br/xampcon, onde também pode ser consultada a programação.

 *Gerência de Jornalismo (GEJO)

 

Notícias relacionadas

MPC FAZ RECOMENDAÇÕES AO EXECUTIVO ESTADUAL

Publicada em 07 de abril de 2011

PROCURADORES GERAIS DE CONTAS LANÇAM CAMPANHAS

Publicada em 07 de abril de 2011

TCE EM HARMONIA COM MPC

Publicada em 06 de junho de 2011

Share

About Author

glaucio